.17290982642.jpg)
Honorários Médicos: Saiba Quem é Responsável Pelo Pagamento
A cobrança de honorários médicos diretamente ao paciente tem se tornado um problema cada vez mais comum. Mesmo quando o plano de saúde cobre o procedimento ou internação, algumas operadoras se recusam a custear os honorários dos profissionais envolvidos, alegando restrições contratuais ou que o médico não pertence à rede credenciada. No entanto, essa prática é ilegal e pode ser contestada judicialmente.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o plano de saúde deve cobrir todos os custos do tratamento prescrito, e isso inclui os honorários de médicos, anestesistas e outros profissionais essenciais. Aqui estão algumas situações comuns e os direitos do paciente em relação aos honorários médicos:
1. Cirurgias e Internações Hospitalares:
Quando um paciente realiza um procedimento em um hospital credenciado pelo plano de saúde, todos os profissionais envolvidos, como o cirurgião e o anestesista, devem ter seus honorários pagos pela operadora. A cobrança desses custos diretamente ao paciente é considerada uma prática abusiva.
2. Honorários de Médicos Fora da Rede Credenciada:
Se o paciente optar por um médico que não faz parte da rede credenciada do plano de saúde, a operadora pode alegar que não é responsável pelo pagamento. No entanto, mesmo nesses casos, a Justiça tem garantido que o plano deve custear o valor equivalente ao que seria pago a um médico da rede, obrigando o paciente a arcar apenas com a diferença, se houver.
3. Tratamento de Emergência:
Em situações de urgência e emergência, o plano de saúde é obrigado a cobrir todos os custos, independentemente de a equipe médica ser credenciada ou não. Negar o pagamento dos honorários médicos em um cenário de emergência pode gerar ação judicial, e a Justiça tem sido favorável aos pacientes nesses casos.
4. Cobranças Indevidas de Honorários Médicos:
Quando o plano de saúde nega a cobertura dos honorários e o hospital ou médico cobra diretamente o paciente, é possível entrar com uma ação para exigir que o plano de saúde arque com esses custos. O advogado especialista pode, inclusive, solicitar a restituição de valores pagos indevidamente e até pedir indenização por danos morais, dependendo do impacto causado.
5. O que Fazer Diante de uma Cobrança Indevida?:
Se você foi cobrado pelos honorários médicos de um procedimento que deveria ser coberto pelo plano de saúde, o primeiro passo é procurar orientação jurídica. Um advogado especializado em saúde poderá entrar com uma ação para reverter a situação e garantir que o plano cumpra sua obrigação legal.
O mais importante é que o paciente saiba que o plano de saúde não pode transferir a responsabilidade dos custos médicos para ele. Se isso ocorrer, é possível e recomendado buscar a Justiça para garantir a cobertura integral dos honorários pelos procedimentos realizados.
Lucas Vitorino é advogado especializado em Direito à Saúde, com ampla experiência em defender os direitos dos pacientes, entre em contato agora pelo Whats App (11) 98388-5077 para esclarecer as suas duvidas.
Entre em contato, clique aqui e chame no WhatsApp.
Tags:
Direito Médico